segunda-feira, 7 de maio de 2012

O TEOREMA DE PITÁGORAS

Um pouco da História....

    Pitágoras nasceu na Ilha de Samos, na Grécia, por volta de 580 a.C. Tornou-se um renomado matemático, astrônomo, filósofo e músico, contribuindo em vários ramos da Matemática. 
      Em Crotona, sul da Itália, fundou uma instituição filosófica e ganhou adeptos, que ficaram conhecidos, no mundo todo, por 'Os Pitagóricos'.
      No campo da Geometria, sua maior contribuição deve-se à demonstração do teorema que leva o seu nome, e está descrito a seguir:
"Em um triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos."
     O fato é que o Teorema de Pitágoras já era conhecido e utilizado em épocas muito anteriores a Pitágoras, especialmente no Egito, no entanto, foi Pitágoras quem conseguiu demonstrar, com rigor matemático, a sua validade.
       Pitágoras e seus discípulos eram considerados excêntricos e seguidores fanáticos das idéias que defendiam, entre elas a de que todo o universo resumia-se e podia ser explicado pelos números inteiros e pelas frações determinadas por inteiros. Entretanto, a descoberta que tais números não eram suficientes para descrever o universo, por exemplo, a diagonal de um quadrado não pode ser expressa por inteiros ou pela razão de inteiros; desencadeou uma crise na escola pitagórica, que culminou com o exílio de Pitágoras para uma cidade grega, também ao sul da Itália, chamada Megapontum, local onde morreu, por volta do ano 500 a.C., entretanto suas idéias continuam vivas e envolvidas no desenvolvimento matemático, até os dias de hoje.

Referência: A história e biografia de Pitágoras. Disponível em: http://www.ahistoria.com.br/pitagoras/. Acesso em 07 de Maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário